sexta-feira, 15 de novembro de 2013

10 Mitos sobre atividades físicas

A primavera está com a corda toda e o verão não demorar a chegar. O resultado? Todos querem colocar (ou manter) o corpo em movimento. Independente de escolher as atividades nas academias ou ao ar livre, é importante se dar conta de que algumas histórias que ouvimos relacionadas a treino e emagrecimento não passam de mitos. Vamos conferir o que Pollyana Takao- professora de musculação e personal trainer da academia Bodytech esclareceu ao site Mais Equilíbrio, cujo link recebi por Email e faço questão de compartilhar:

Treinar em jejum emagrece
Em jejum a glicemia está baixa e ela é a única fonte de energia para o sistema nervoso central (cérebro). Além disso, ela é necessária também no processo de queima de gordura. Ao treinar em jejum a pessoa lentifica a oxidação (queima) de gordura, por não ter aporte de glicose suficiente para tal.

Abdominal queima gordura
Exercícios abdominais fortalecem os músculos abdominais. A energia utilizada durante o exercício provém do sistema circulatório e não da gordura estocada na região abdominal. A melhor estratégia para queimar gordura abdominal é intensificar o treino aeróbio e seguir à risca a dieta.

Usar roupas para fazer suar mais aumenta a queima de gordura
Utilizar muitas roupas só intensifica a sudorese, o que pode causar desidratação, acarretando em mal estar e até em desmaio. O peso na balança pode até diminuir por alguns dias, mas isso é resultado da perda de líquidos e não de massa gorda. Ao reidratar o peso se restabelecerá.

A gordura vira músculo com treinamento físico
Não! Nosso corpo não tem capacidade de transformar músculo em gordura ou vice-versa. A musculação estimula a produção de massa magra. Com o treinamento, aumentamos a massa magra e eliminamos massa gorda.
Após a atividade física, você deve sentir dor para que o exercício surta efeito
Não necessariamente. A dor muscular é uma resposta inflamatória às microlesões musculares geradas pelo treinamento. O que é necessário para a adaptação positiva do corpo ao treinamento é o repouso.
(Fico feliz pela parte do repouso! Eu já ouvi dizer que o que faz a dor passar é exatamente o contrário: não dar esse tempo ao corpo)

Somente exercício localizado auxilia na redução de medidas
Pode ajudar. Se for um treino localizado intenso aumenta o gasto calórico pós-exercício auxiliando na queima de gordura. Entretanto, a melhor estratégia para a redução de medidas é dieta e treinamento aeróbio intervalado intensivo.
Corrida com passos largos potencializam o processo de emagrecimento
Devemos observar – ref. queima calórica - a intensidade e volume do exercício. Se correr a passos largos significar aumentar a intensidade do esforço, então sim. Entretanto, se ao aumentar a largura da passada o sujeito reduzir a frequência de passada, mantendo a velocidade da corrida, então, dá na mesma.

O exercício só começa a funcionar depois de meia hora
Não! Nosso corpo não contabiliza o esforço dessa forma. Temos que analisar a frequência de treino e não o volume. É mais interessante para a saúde e queima calórica que se treine 20 minutos em cinco dias na semana do que treino 100 minutos em um único dia, pois nosso metabolismo continua em alta atividade pós-exercício proporcionando um gasto calórico aumentado nesse período.
(Ah, essa eu confesso que já ouvi várias vezes)

Malhar só aos fins de semana não compensa
Exercitar-se é sempre bom. O perigo é o indivíduo levar uma vida desregrada ao longo de toda a semana, sem praticar nenhum tipo de exercício físico e aos finais de semana querer fazer exercícios de alta intensidade. O ideal é que crie-se uma rotina de treino semanal, com ao menos duas sessões de treino ao longo da semana. Isso já reduzirá significativamente o risco de adquirir uma doença cardiovascular.

Musculação engorda

Não! O treinamento estimula a síntese proteica e não a síntese de gordura. Dependendo do método de treino pode ocorrer inchaço local temporário.
Bom treino! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário